Juri Competitiva Brasil
Brasil
Azucena Losana
Nasceu na Cidade do México em 1977. Vive e trabalha na Cidade do México (CDMX) e em Buenos Aires. Concluiu bacharelado em Artes Multimídia pela Universidade Nacional das Artes (UNA) da Argentina. É diplomada em Preservação e Restauração Audiovisual (DIPRA), ministrado pela Cinemateca e Arquivo da Imagem Nacional da Argentina (CINAIN) e pela Universidade de Buenos Aires (UBA), além de ter participado da oficina de cinema experimental de Claudio Caldini. Seu trabalho abrange cinema experimental, instalações e vídeo. Foi bolsista do Sistema Nacional de Criadores de Arte da FONCA, México, e do Seminário Flaherty 2021.
Mais
Brasil
Kênia Freitas
Professora de Cinema e Audiovisual da UFS. É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Atua também como pesquisadora e crítica. Foi curadora das salas do Cinema do Dragão e realizou diversas curadorias de mostras e festivais. Possui pesquisa e textos publicados sobre Afrofuturismo, Cinema Negro e Crítica de Cinema. Integra o FICINE – Forúm Itinerante de Cinema Negro.
Mais
Brasil
Fabio Rodrigues Filho
Atua como curador, montador e crítico de cinema. Doutorando em Comunicação Social na UFMG, é mestre pela mesma Universidade. Baiano, graduou-se na UFRB. Compôs a comissão de seleção de espaços como o FestCurtasBH (2019 a 2023), Goiânia Mostra Curtas (2022/23), DiaLab (2018), FIANB (2020/21/23), etc. Desde 2015 tem colaborado com o CachoeiraDoc. Realizador dos filmes “Tudo que é apertado rasga” (2019) e “Não vim no mundo pra ser pedra” (2022). Membro do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência. Cineclubista, coordenou o Cineclube Mário Gusmão. Atualmente é programador do Cinema do Dragão.
Mais
Juri Competitiva Internacional
Internacional
Alessandra Brito
Doutoranda e mestre em Comunicação Social pela UFMG, onde também integra o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência. É jornalista graduada pela UFT. Integrou as equipes de curadoria do FestCurtasBH, Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte, Mostra Cinema dos Quilombos e Mostra Sesc de Cinema. Escreve sobre filmes e tem textos publicados em livros, catálogos e revistas. Atualmente, está na coordenação artístico pedagógica da Área de Audiovisual da Escola Livre de Artes Arena da Cultura.
Mais
Internacional
Gilson Plano
De Goiânia, GO, 1988, vive e trabalha entre o Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO). Artista Visual constrói seus trabalhos por meio de várias interfaces, como a escultura, imagem e texto, investiga a partir das estruturas, ficções e encantamentos, os imaginários sobre as ideias e suas histórias. As noções de peso, leveza e desaparecimento guiam suas produções. Doutorando em artes da UERJ. Fez parte do programa deformação da EAV Parque Lage – 2019; Pivô Arte e Pesquisa – 2021#3. Participou de exposições coletivas e individuais.
Mais
Internacional
Pedro Vaz Perez
Doutor em Histórias e Políticas pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Professor e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas. Membro do Conselho Curador do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG).
Mais
Juri Competitiva Minas
Minas
Anti Ribeiro
Nasceu em São Cristóvão (SE). É bacharel em Audiovisual, pesquisadora e artista. Assim, sua atuação imbrica criação, pesquisa e educação como frentes indissociáveis, indicando uma participação multidisciplinar no campo intelectual, a saber: arte sonora, escultura, crítica e curadoria cinematográfica, roteiro, produção cultural, pesquisa musical e projetos educativos. Como artista, colaborou em projetos importantes no circuito internacional como na Bienal de Veneza em 2022 e Serpentine Pavillion em 2021, junto de Jota Mombaça. Faz parte do grupo de residentes do Bolsa Pampulha 2024.
Mais
Minas
Érico Oliveira
É Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Foi educador na Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (2022-2024) e professor substituto (2019-2021) no Instituto de Cultura e Arte da UFC. Atuou como coordenador pedagógico do Curso “O cinema e a experiência da vizinhança” (2017). Tem ações em curadoria no cinema e nas artes visuais.
Mais
Minas
Nanda Rossi
É doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa, Mestre em Comunicação Social (2020) e Bacharel em Comunicação Social – Cinema e Audiovisual (2018) pela PUC Minas. Membro do grupo de pesquisa Mídia e Narrativa (PUC Minas) e da Rebim (Rede Brasileira de Estudos sobre Bissexualidade e Monodissidência), onde atualmente é uma das coordenadoras do grupo de estudos. Foi Assistente Editorial no 24° e no 25° FestCurtasBH e Júri Jovem na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2018. Foi professora da disciplina Seminários nos cursos de Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda da PUC Minas, em 2022.
Mais