Rishabh Jain, diretor do filme “Ali Ali” (Índia, 2025), selecionado para a Mostra Paralela Juventudes.
Seu filme mistura a infância com a mágica do cinema. Quais sentimentos você espera provocar no público com esta narrativa? Quais são as suas expectativas para a exibição do curta neste festival? Com este filme, eu quis explorar a ideia de que “tudo bem não estar tudo bem”. Quando crianças, geralmente dizem para compartilharmos, sermos gentis e bons, mas raramente nos falam sobre a possessividade que sentimos em relação ao que amamos ou possuímos. Eu gostaria de dizer que está tudo bem sentir-se deste jeito, que não compartilhar algo que você ama muito também pode fazer sentido.
O filme também olha de forma sutil para como as dinâmicas de poder começam a nos moldar desde cedo. Crescendo em sociedade, nós inconscientemente começamos a aprender e a performar hierarquias: quem controla, quem obedece e quem negocia. Esses instintos espelham a fundação de comportamentos políticos maiores que vemos mais tarde na sociedade.
Em outra camada, “Ali Ali” também é sobre a manipulação do diretor: como nós, criadores, geralmente extrapolamos os limites para trazer nossa visão artística à vida. Nós somos ensinados a priorizar nossa arte acima de tudo e, às vezes, isso surge carregado de questões morais desconfortáveis.
Por fim, eu desejei borrar a linha entre ficção e realidade. Se o público duvida sobre o que é real, imaginando até que ponto a equipe de filmagem realmente foi a uma pequena vila gravar crianças e emoções reais, então eu atingi o meu objetivo. Essa confusão entre o que foi construído e o que encontramos é aonde o filme ganha vida. Para o festival, eu espero que o filme encontre pessoas amigáveis e curiosas. Que a obra os faça rir, pensar e relembrar um pouco sobre as suas infâncias, ou, caso sejam diretores, a complexidade e o caos de rodar um filme independente e de baixo orçamento. Eu também espero que o público e amigos diretores se conectem comigo para discutirem o emaranhado de detalhes que eu tentei trazer no filme.