Oficina de Projetores Precários

29 outubro de 2024

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 23H59 DO DIA 27 DE OUTUBRO DE 2024

Período: 29 (terça-feira) e 30 (quarta-feira) de outubro de 2024
Horário: 09h30 às 12h30

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado – Belo Horizonte, MG

Carga horária: 6h
Público-alvo: artistas e público em geral
Vagas: 10

Atividade formativa gratuita destinada à construção de projetores visuais com materiais de baixo custo destinada a adultos (artistas e/ou público em geral). Com esses projetores, será criada uma partitura audiovisual coletiva para executar peça de improvisação audiovisual.

DIA 1

Fabricação de projetores e refletores “Zapatapp”. Durante a oficina, um projetor de slides é feito de caixa de sapato e alguns refletores são construídos (incluindo intervenção de filme de 35mm).

DIA 2

Criação de partitura audiovisual coletiva + conjunto audiovisual. Uma vez que os projetores estejam construídos, montaremos uma partitura coletiva para executar uma peça de improvisação audiovisual.

INSCREVA-SE:  AQUI!

CONDUÇÃO: Azucena Losana

Nascida e criada na Cidade do México, em 1977, Azucena Losana vive e trabalha entre a Cidade do México e Buenos Aires. Formou-se em Artes Multimídia na Universidade Nacional de Artes da Argentina, e obteve o diploma em Preservação e Restauração Audiovisual (DIPRA) pela Cineteca e Arquivo da Imagem Nacional da Argentina (CINAIN). Também participou do workshop de cinema experimental de Claudio Caldini.
Seu trabalho explora filmes experimentais, instalações e vídeo. Em 2009, venceu o Terceiro Prêmio de Artes e Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires e da Telefônica. Em 2015, recebeu a bolsa de intercâmbio da Universidade de São Paulo/UNA.
No ano seguinte, obteve uma menção no Salão Nacional de Artes Visuais na Argentina.
Em 2017, conquistou a Bolsa de Criação do Fundo Nacional de Artes da Argentina e foi contemplada com a bolsa do Sistema Nacional de Criadores de Arte (SNCA) pelo Fundo Nacional para a Cultura e as Artes (FONCA) no México. Em 2021, foi selecionada como bolsista do Flaherty Film Seminar e também recebeu a bolsa de Formação Audiovisual Independente do Instituto Mexicano de Cinematografia (IMCINE).
Em 2022, venceu o prêmio e-flux no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen, na Alemanha, e obteve uma menção especial do Festival Black Canvas na Cidade do México. Em 2023, recebeu uma menção especial do júri na competição Umbrales, no Festival FICUNAM.