Publicação, digital e gratuita, apresenta, em parceria com a Revista Descompasso, o dossiê inédito“Um cinema de impurezas: os gestos de Narcisa Hirsch
O FestCurtasBH publica, em formato digital e gratuito, o catálogo de sua vigésima sétima edição. Ao longo dos últimos anos, o festival tem se empenhado em expandir os espaços de reflexão crítica para além das sessões, consolidando-se como um agente catalisador de uma robusta produção teórica sobre os cinemas independentes do Brasil e do mundo. A publicação, nesse sentido, extrapola sua vocação memorialística, de registro dos encontros dos filmes com seus respectivos públicos ao longo de dez dias, firmando-se como uma importante referência para o futuro do pensamento cinematográfico nacional.
Neste ano, em ocasião da mostra especial Os Gestos de Narcisa Hirsch – uma cartografia, inédita em Belo Horizonte, de imagens e gestos da realizadora experimental teuto-argentina -, os editores da Revista Descompasso, que propõem esse mapeamento curatorial, apresentam, também, o dossiê Um cinema de impurezas, no qual treze autoras e autores são convidados a percorrer, de forma intuitiva, o “corpo denso, maleável e às vezes fugidio” da obra de Hirsch. Menos do que decifrar um conjunto de filmes, os ensaios buscam dançar com seus enigmas.
Ainda, leitoras e leitores poderão conhecer as proposições conceituais, estéticas, formais e políticas que guiaram curadoras e curadores das mostras paralelas Cantos da terra e do mar, Arqueologias do Urbano, Mal dos Trópicos e Filme-Feitiço, cujo movimento de identificar e sobrelevar o reencantamento das nossas experiências comuns, frente às violências do nosso tempo, se espraia para toda a programação do evento.
O catálogo do 27º FestCurtasBH pode ser acessado clicando abaixo. Boa leitura!